Método: Mesa Real - O jogo master do Petit Lenormand - Por Daniela


Olá amigos! 

A Mesa Real é o método mais avançado utilizado no Petit Lenormand. Esse jogo mostra, de forma muito abrangente, a vida do consulente em todas as áreas: saúde, trabalho, amor, família, etc. Por ser um jogo complexo, recomenda-se aos estudantes que primeiro conheçam bem o significado de todas as cartas e que iniciem seus estudos com jogos pequenos, de 3 e 5 lâminas. Com o tempo, com mais estudo e a prática, vá aumentando o grau de dificuldade dos jogos, utilizando mais cartas, até chegar à Mesa Real.

O Grand Tableau (GT), como também é conhecida a Mesa Real (MR), é um jogo que utiliza as 36 cartas do baralho Lenormand. Nele você está abrindo o "livro da vida" do consulente, fazendo uma previsão que pode variar de 3 a 6 meses. Conheço autores que recomendam que esse jogo deve ser feito num tempo mínimo de 6 meses. Na minha vivência, estipulei a duração de 3 meses para a Mesa Real e respeito muito isso. Não abro um novo jogo antes do período determinado. Se o consulente me pede um novo conselho, faço jogos menores e específicos sobre o tema que ele quer investigar. Com isso amigos, quero lhes aconselhar a não fazerem uma Mesa Real por semana! Cada jogo tem seu tempo e isso deve ser respeitado! 

Aqui no blog, estou vendo que vários ciganinhos já estão se aventurando a abrir a mesa real. Então, vamos fazer uma abordagem sobre esse método e iniciar um estudo específico sobre ele.

Existem diversas formas de abrir a MR e muitas técnicas de leitura. Iremos falar disso aos poucos, separadamente, para não confundí-los. Vale lembrar que não existe uma única forma verdadeira de jogar. Aprendi que o cartomante faz as adequações necessárias a suas cartas, de acordo com SUA necessidade pessoal e, no geral, utiliza técnicas que aprendeu durante a sua trajetória e vivência com o Lenormand. É assim comigo e com certeza é ou será assim com vocês.

Então vamos começar!

Corte


Após embaralhar as cartas, corte em três montes. Vire as cartas e faça a leitura. O corte trás uma mensagem importante sobre o que está acontecendo agora, ou seja, momento do consulente. Ele também dá pistas do que vai ser tratado ou revelado no jogo. Gosto de anotar as cartas que saíram para não esquecê-las. Elas fazem todo sentido depois, no contexto da 36 cartas. Não costumo ler essas três cartas para o consulente. Apenas as olho e guardo a mensagem para mim. Durante a leitura, aí sim eu posso me referir ao corte, confirmando o que está sendo visto nas demais cartas.


Deitar as cartas


Existem diversas formas de deitar as cartas para uma MR. As mais populares são 8x4+4 e 9x4. 









A casa 1 e os cantos


Gosto de começar observando a casa 1. A carta que abre o jogo nos fala sobre a energia do momento. Nela podemos ver por que o consulente veio se consultar e o que aflige sua mente. Combinando com as outras três pontas, poderemos saber a tônica geral do jogo. É uma mensagem inicial que nos ajuda a sentir a mesa.





Localização do consulente


O consulente SEMPRE será representado pela carta 28 (Cigano), se for homem ou pela carta 29 (Cigana) se for mulher. A localização dele na mesa é o ponto de partida deste método e é muito importante. 


As cartas que estão à sua volta nos trazem informações sobre ele. Aqui podemos ver características, a energia que está a sua volta, como lida com a vida, quem ou o que está próximo a ele, etc.





Se o consulente estiver localizado na borda da mesa, como por exemplo, na primeira coluna, significa que ele está com aspirações futuras, com muitos projetos e sonhos. Ele está mais voltado para o futuro, já que não temos cartas atrás dele, ou seja, no passado.


Mas se do contrário, o consulente sair na última coluna, significa que está voltado para coisas que já passaram mas que ainda estão orientando a sua vida. Não consegue se desvencilhar do passado, tem coisas mal resolvidas. Pode ter arrependimentos e pensamentos voltados a situações anteriores, que o impedem de visualizar o futuro ou de ir adiante.


Se o consulente aparecer na primeira linha, significa que está no comando das situações de sua vida. Mas se sair na última linha, simboliza que a vida está "pesada" demais. Está pensando muito, sua cabeça "está cheia". Há um peso grande em seus ombros.





Linhas


Tendo como ponto de partida a carta que representa o consulente, devemos nos localizar na mesa da seguinte maneira:


* cartas à esquerda do consulente: passado

* coluna onde está o consulente: presente
* cartas à direita do consulente: futuro

Seguindo essa regra, observe o gráfico:





A linha "A" refere-se ao passado do consulente. As diagonais, em direção ao lado esquerdo, também falam do passado, sendo "B" passado recente e "C" passado distante.


As cartas que saem em cima do consulente, na linha "D", são seus pensamentos. Nessa coluna temos a situação atual. As cartas abaixo dele, na linha "E", são o presente, o que está acontecendo agora.


No futuro, temos a linha que segue à direita do consulente, letra "F" do gráfico. Na diagonal superior, na linha "G" do gráfico, vemos o futuro imediato. Na diagonal "H" o futuro mais distante.


Recapitulando:


A: passado

B: passado recente
C: passado distante
D: pensamentos - presente
E: situação atual - presente
F: futuro
G: futuro imediato
H: futuro distante

Cartas tema


Localize as cartas tema na mesa real e faça a leitura relacionando as cartas que estão à sua volta. Por exemplo, para saber sobre o amor, observe a carta 24 (Coração) e as cartas que a circundam. Para a saúde, faça o mesmo com a 5 (Árvore), para o casamento a 25 (Anel), para trabalho a 35 (Âncora), para os estudos a 26 (Livros) e assim sucessivamente.





Fechando o jogo


Para fechar o jogo, eu gosto de espelhar as cartas e ir confirmando o que foi visto anteriormente, adquirindo ainda mais alguns detalhes sobre o que foi abordado no jogo. Para isso, pego a carta que está na casa 36, junto com a carta da casa 1 e separo ao lado da mesa. Depois a carta da casa 35 e a da casa 2, e as posiciono abaixo das que separei anteriormente. Faço a leitura dessas quatro cartas. Continuo espelhando e desmanchando o jogo, de quatro em quatro cartas, até fechar totalmente a mesa.





Amigos, esta é uma das formas de ler a mesa real que eu considero muito prática. Aqui abordei técnicas que aprendi ao longo dos anos em que estudo o Lenormand. Tudo que sei deve-se à sede de conhecimento e às boas oportunidades que tive de aprender com grandes profissionais. Essa bagagem tem como origem curso de Baralho Cigano que fiz  com o mestre Emanuel J Santos, do blog Conversas Cartomânticas, que foi quem me iniciou na leitura de cartas. Também aprendi muito com minha mãe de santo, com livros sobre cartomancia e ainda na web, na amizade com Sônia Boechat, Odete Lopes, no blog de Alex Lepletier, Tânia Durão, Cris Wolf e outras fontes riquíssimas que vocês podem encontrar na recomendações de blogs do Cartas Amigas. Achei importante falar isso para fazer os devidos agradecimentos e registrar fontes de pesquisa importantes que agregaram muito nessa caminhada. 


Apresentei de forma abrangente a Mesa Real para iniciar o estudo no blog. Mas ainda tem muito mais a falar! Em outros posts escreverei sobre a Mesa Real com leitura por casas, sobre a técnica da Cavalaria, sobre outras formas de espelhamento, sobre os personagens na mesa... enfim, como já disse, este é um jogo muito complexo e nos trás muitas possibilidades. Então vamos com calma!


Para começar a entender melhor este método e fixar este conteúdo, sugiro um jogo prático, onde em grupo, possamos fazer uma leitura a partir do roteiro apresentado neste texto. Aceitam?


Vou falar sobre isso no próximo post. Acompanhem!


Beijão a todos e bom estudo!

Daniela


Nota de Tânia Durão: 


Cada profissional tem a sua própria maneira de ler a Mesa Real e eu gostaria de comentar a minha maneira de ler.

Planos
Passado
Presente
Futuro
Espiritual ou energético.

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
Mental ou
emocional.
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
Material ou físico.

33
34
35
36

  

Eu e a Daniela temos uma forma idêntica de ler a Mesa Real, a única diferença que eu encontrei foi quanto aos planos de existência, a saber:

Parte superior: área espiritual: essência do consulente, como é 
                ou como está a alma do consulente. 
Parte central.: área mental..: o que o consulente está pensando. 
Parte inferior: área material: O que já está materializado (ou o que está prestes a se materializar) na vida do consulente. 


Posts sugeridos:



15 comentários:

  1. Fiquei muito feliz com a generosidade de vocês, Daniela e Tânia Durão em compartilhar conosco uma pequena parcela de seu vasto conhecimento em cartas ciganas. Vivemos tempos difíceis, onde palavras como gratidão, partilhar, ajudar, parece não mais habitar esse planeta, e eis que me deparo com uma grandiosidade pessoal de pessoas dispostas a resgatar esses valores, dividindo seu conhecimento desprovidas de qualquer vaidade ou ganância. Não as conheço, mas uma grande sintonia e energia nos uniu nesse momento. Obrigada . Valéria Barbosa

    ResponderExcluir
  2. Olá, Valéria, boa tarde, tudo bem?

    Obrigada pelo seu comentário carinhoso. Reconhecer o trabalho de outra pessoa também é uma forma de generosidade.

    Os créditos são todos da Daniela (www.cartasamigas.blogspot.com), pois foi ela quem escreveu o post, eu apenas dei a minha opinião.

    Conheço excelentes cartomantes, por amor As Cartas Ciganas e por comprometimento ao trabalho, somos bem unidos e nos apoiamos mutuamente, o que torna tudo mais leve e mais alegre.

    Valeria, quero te convidar para curtir a minha páginas As Cartas Ciganas no facebook
    http://www.facebook.com/pages/AS-CARTAS-CIGANAS/217043018314393

    No dia 08/02 teremos AS CARTAS CIGANAS E AS TERAPIAS HOLÍSTICAS em Copacabana, se você mora no Rio de Janeiro e se puder vir, venha para nos conhecermos pessoalmente, ok?

    E no dia 25/10 teremos a III Mesa Redonda sobre As Carta Ciganas, onde teremos 13 palestras, Sonia Boechat, Emanuel J Santos, Chris Wolf, Alexsander Lepletier, Rui Pereira, Robson Luqiam, entre outro darão palestras sobre o baralho Cigano . Espero que você possa vir.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Tania, trabalho em escala de plantao no Rio, mas farei todo possivel para ir ao evento no dia 08.Grata pelo convite. Valeria Barbosa

      Excluir
  3. Oi, Valeria,

    Vou ficar feliz se você puder vir, espero que a sua escala coincida com o evento.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Tania! Como fico grata em ver um texto aqui no seu blog! Obrigada e espero que um dia possamos nos conhecer pessoalmente! Um abraço, Daniela.

    ResponderExcluir
  5. Daniela, meu bem,

    Eu é que estou imensamente agradecida pela sua generosidade por ter publicado um post tão profundo e complexo. E você desenvolveu o texto com muita sabedoria e simplicidade, assim fica mais fácil para quem está aprendendo. Parabéns.

    Também espero pode te conhecer pessoalmente, temos muito o que falar....rsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por deixar seu comentário.
    Seu muito dedicada ao meu trabalho e fico feliz quando alguém gosta do que eu escrevo, pois não tenho noção do alcance das minhas palavras.
    Embora os méritos, neste post, sejam todos da Daniela.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, primeiro parabéns pelo trabalho.
    Achei legal o escrito, mas eu também acho legal a mesa Real que se designa a Sorte com "perto" ou "longe" das cartas em relação às cartas 28 e 29. Tem gente que se confunde, mas eu não! :) São muito métodos e é legal experimentar todos. E eu também gosto muito de inventar meus próprios jogos! rs :) Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, boa noite,

    Obrigada pelo seu comentário carinhoso, mas os méritos são da Daniela.

    Sim, existem muitos métodos e podemos criar os nossos próprios métodos de leitura. Sempre funciona, né? Eu gosto de incentivar os meus alunos a criarem os seus próprios métodos também.

    Te desejo muitas leituras em seus métodos.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. muíto bom ensinamento, se tiver mais dicas agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, July, no meu canal As Cartas Ciganas, no YouTube tem muito conteúdo. Fique a vontade para deixar uma sugestão de vídeo e farei um para você.
      Abraços.

      Excluir
  10. Eu gostei muito, obrigado por dividir seus ensinamento.

    ResponderExcluir
  11. Gratidão pelo conteúdo da mesa Real jogo de uma forma diferente mas gostei muito do que Eu li aqui grata!

    ResponderExcluir
  12. Gratidão pelo excelentíssimo conteúdo muito bem explicado.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário, isso me aproxima dos meus leitores e me deixa feliz.