Carta 32 - A Lua, o reflexo das emoções - Por Tânia Durão


A lua é o satélite natural da terra, ela não é um corpo luminoso, mas reflete a luz do sol, daí as suas fases. A lua, simbolicamente, representa a grande mãe e, consequentemente, as nossas emoções, desejos e humores.  As nossas emoções variam, como as fases da lua também variam. 

Não recebemos uma educação emocional, não recebemos estímulos para nos tornarmos seres mais sentimentais, embora sejamos seres essencialmente sentimentais. 

As emoções nos conduzem pela estrada da vida. Não somos educados para sentir, muito pelo contrário, somos exigidos a pensar, a calcular, a manter o pensamento lógico. Mas não somos robôs, por isso muitos somatizam, no corpo, as dores emocionais.

Na condição humana de ser, passamos por várias fases e sentimos inúmeras emoções, embora algumas pessoas prefiram ser racionais, não acessam as suas emoções e, quando o fazem, não sabem como identificá-las e, o pior, não sabem como expressá-las de uma maneira eficaz. 

A função das emoções diz respeito à sobrevivência, as respostas aos estímulos do ambiente e como a pessoa se adapta em uma interação social.

"As emoções não são boas nem ruins, são a reação psicológica aos acontecimentos da vida" Gary Chapman - livro "As 5 linguagens do amor"

Que influência a lua exerce sobre a vida? Que influência as emoções exercem sobre nós? Como eu as identifico? Como eu as expresso?

Pela psicologia o homem possui 5 emoções básicas:

M = medo (carta 07)
A = alegria (carta 09)
R = raiva (carta 23)
T = tristeza (carta 15)
A = afeto/amor. (carta 24) Amor: o amor é dinâmico, é uma força que nos impulsiona a buscar o outro. O amor não é um sentimento. É, de fato, uma atitude. 

Emoções como: Vergonha, culpa/remorso, nojo, ciumes, inveja são emoções secundárias e aprendidas. 

Proponho uma reflexão sobre as fases da lua e as emoções:

Lua Nova representa o início, o começo de algo. Você sente medo diante de uma situação nova?

Lua Crescente representa o crescimento e traz a prosperidade. Você sente raiva quando algo dá errado? O que você sente quando algo sai do seu controle?

Lua Cheia representa o ápice. Você sente alegria ao atingir os seus objetivos? Você sente amor próprio por chegar onde chegou?

Lua Minguante representa o término, é o que precisa acabar, ir embora. Você sente tristeza quando algo se encerra? Você desapega com facilidade? Você tem medo de perder o que conquistou? 

Os ciclos da vida são assim, uma situação se inicia, se desenvolve, atinge a maturidade e se desfaz. Em cada fase do ciclo, as emoções nos mostram o que é confortável e o que se deve aprender. Por isso, o ideal é que estejamos sempre atentos em como nos sentimos e, posteriormente, em como nos comportamos. 

Lembre-se: Uma experiência gera uma emoção, que gera uma crença, que gera o comportamento de uma pessoa. Está tudo ligado. Pense nisso. 

"As emoções em nós, elas são muito rápidas, são instantâneas, o resto é memória, e a gente fica chamando esta memória, principalmente as desagradáveis..."
Monja Cohen - filme Eu Maior.

Eu indico assistir o filme "Divetida mente"



"Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi".
Roberto Carlos

" De uma coisa tenho certeza: é melhor sentir - qualquer coisa, ainda que não seja boa - do que não sentir coisa alguma.
Sempre que me pegava triste e decepcionada com algo, tentava me lembrar: "Ei, eu estou sofrendo. E isso quer dizer que tenho sentimentos. Sentimentos agora se esvaem por todos os poros do meu corpo. Fique feliz com isso. Você está viva".
Mas e aqueles que não sentem? Que se fecham para o mundo e não permitem que nada os penetre? Alegria, esperança, amor, dor...Não sentir nada dói mais do que sentir em demasia. Vai por mim."
Isabela Freitas em seu livro "Não se iluda, não".


O meu desejo é que você acesse as suas emoções, sejam elas quais fores, não se julgue, apenas aceite. Por pior que seja o que você estiver sentindo, se permita sentir, pois há algo a ser aprendido. E a emoção é passageira, ela não vai durar para sempre. E, se puder, expresse todo o seu sentimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário, isso me aproxima dos meus leitores e me deixa feliz.